Menu
Mundo

Hillary felicita Lobo e diz que eleições em Honduras não marcam fim da crise

Arquivo Geral

09/12/2009 0h00

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, parabenizou hoje Porfirio Lobo por sua vitória nas eleições hondurenhas, que, segundo ele, foram “um importante marco” no caminho para solucionar a crise, mas não “o final” do processo.

“O processo eleitoral de um ano de duração culminou no dia 29 de novembro quando os hondurenhos expressaram sua vontade democrática de maneira pacífica e com uma ampla participação. Elogiamos os hondurenhos por esta conquista e felicitamos o presidente eleito Lobo por sua vitória”, disse Hillary, depois da reunião que manteve com o secretário de Estado ucraniano, Petro Poroshenko.

“As eleições de 29 de novembro foram um importante marco no processo, mas não seu final”, disse a chefe da diplomacia americana em breves declarações à imprensa, as primeiras sobre a crise em Honduras desde a realização do pleito no país centro-americano e a decisão do Congresso de não restituir o presidente deposto Manuel Zelaya.

Hillary confirmou que se reuniu ontem com o presidente da Costa Rica, Óscar Arias, e assegurou que fará o mesmo com outros líderes. Destacou ainda que, desde as eleições, Lobo “lançou” um diálogo nacional e fez um chamado para impulsionar a criação de um Governo de Unidade e de Reconciliação, assim como para constituir uma Comissão da Verdade.

Estes dois pontos estão incluídos no Acordo Tegucigalpa-San José assinado entre o Governo de fato, liderado por Roberto Micheletti, e Zelaya no dia 30 de outubro.

A Secretária de Estado americana reiterou que seu Governo reconhece as eleições hondurenhas e seu resultado, e assegurou que seguirá apoiando a população do país e trabalhando estreitamente com a região que queiram buscar uma via democrática para ajudar Honduras a sair definitivamente da crise.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado