Menu
Mundo

Hillary expressa preocupação com jornalista detida há 1 mês no Irã

Arquivo Geral

05/03/2009 0h00

A secretária de Estado americana, this web Hillary Clinton, afirmou hoje que está “muito preocupada” com a situação da jornalista americano-iraniana Roxana Saberi, detida há quase um mês no Irã.

“Estou muito preocupada com esta jovem”, destacou a chefe da diplomacia americana em entrevista coletiva, após uma reunião de ministros de Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas.

A ex-primeira-dama explicou que o departamento está “trabalhando intensamente” através da Suíça, país que atua como intermediário, já que Washington e Teerã não mantêm relações diplomáticas, para tentar conhecer o estado de Saberi e as acusações contra si.

“Esperamos receber uma resposta positiva do Irã”, afirmou a responsável pela política externa americana, que expressou sua esperança em que o assunto “seja resolvido rapidamente”.

Saberi foi para o Irã há seis anos, durante os quais colaborou como repórter independente com veículos de comunicação como a “BBC” e as emissoras americanas “NPR” e “Fox News”.

O Irã alega que a jornalista foi detida por ter supostamente trabalhado “de forma ilegal no país”, já que seu credenciamento de imprensa estava vencido há quase dois anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado