A secretária de Estado dos Estados Unidos, unhealthy Hillary Clinton, buy e o ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, afirmaram hoje que não falarão com o Hamas enquanto o movimento islâmico não aceitar o processo de paz palestino-israelense.
Em declarações depois do almoço e da reunião de trabalho entre Hillary e Kouchner no Departamento de Estado, os dois insistiram em que as condições dos EUA e da França com relação ao grupo islâmico são “muito claras”.
O ministro francês explicou que o país falará com o Hamas quando o grupo “começar a conversar com o povo palestino, aceitar o processo de paz e a assinatura da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) nos documentos palestino-israelenses e, principalmente, a iniciativa árabe”.
“Nossas condições com relação ao Hamas são muito claras”, afirmou Hillary.
“Não negociaremos de maneira alguma com o Hamas nem reconheceremos o grupo até que renunciem à violência, reconheçam Israel e concordem em acatar os acordos prévios entre a OLP e as autoridades palestinas”, ressaltou.
A OLP foi criada por líderes árabes em 1964 para aglutinar todos os grupos palestinos. O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, não pertence à organização.
Na reunião bilateral, EUA e França concordaram em pressionar israelenses e palestinos para que sejam abertas as passagens em direção à Faixa, segundo Kouchner.
O ministro também se declarou “muito preocupado” com a situação humanitária em Gaza após a recente ofensiva militar israelense contra o Hamas.
A secretária de Estado americana abordou com Kouchner também outros temas, como o Afeganistão e Darfur.