Menu
Mundo

Hillary condena onda de atentados no Iraque

Arquivo Geral

17/08/2009 0h00

Washington, 17 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, condenou hoje a onda de atentados das últimas semanas em diferentes pontos do Iraque, especialmente aqueles contra centros religiosos xiitas e pessoas das etnias yazidi e shabak.

“Os Estados Unidos se unem aos líderes de todas as comunidades iraquianas para condenar os atentados que ocorreram ao longo das últimas semanas em vários lugares do Iraque”, afirmou a chefe da diplomacia americana em comunicado.

Hillary se referiu “em particular a aqueles atentados que, em repetidas ocasiões, têm como alvo locais religiosos xiitas e, mais recentemente, os povoados das etnias shabak e yazidi na província de Ninawa”.

De acordo com a secretária de Estado dos EUA, estes atentados são “atos censuráveis de extremistas que continuam tentando provocar violência entre pessoas que desejam viver em paz, apesar de pertencer a diferentes grupos étnicos e sectários”.

Ainda segundo Hillary, o Governo do Iraque deve advertir os responsáveis por estes atos “espantosos” que serão perseguidos e levados à Justiça iraquiana.

Desde que as tropas dos EUA se retiraram das áreas urbanas do Iraque, no final de junho, mais de 200 iraquianos morreram em diversos atentados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado