Menu
Mundo

Hillary Clinton surge como favorita para vencer eleições nos EUA

Arquivo Geral

20/07/2007 0h00

Para 80% dos americanos, recipe a senadora Hillary Clinton será a candidata do Partido Democrata nas eleições de 2008, shop e 60% acreditam que ela será a primeira mulher a chegar à Presidência dos Estados Unidos, symptoms revelou nesta quinta-feira uma enquete divulgada pela imprensa americana.

A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 17 deste mês, ouviu 1.554 americanos. Segundo o jornal The New York Times e a rede de televisão CBS, o total incluiu 1.068 mulheres, numa tentativa deliberada de examinar a opinião sobre a senadora entre diferentes segmentos do eleitorado feminino.

Nas últimas eleições presidenciais dos EUA, em 2004, as mulheres constituíram 54% do colégio eleitoral. Segundo a enquete, que tem uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais, as mulheres têm uma opinião mais favorável sobre a senadora do que os homens.

No entanto, as mulheres casadas e as mais velhas são céticas em relação às opiniões de Clinton, que consideram a primeira candidata com possibilidades reais de se tornar presidente dos Estados Unidos.

O site do NTT informou que, segundo a enquete, em geral as mulheres concordam com a senadora sobre os problemas do país. Ela é vista como uma líder enérgica e um modelo a seguir. Todos os consultados opinaram que Hillary Clinton, de 59 anos, será uma comandante-em-chefe eficiente. Aparentemente, ela reduziu as opiniões de que o fato de ser mulher seria um obstáculo para dirigir o país em tempos de guerra.

A pesquisa mostrou que 46% das mulheres têm uma opinião favorável a Clinton, e 33%, idéias contrárias. Entre os homens as opiniões favoráveis são de 34% contra 47% de negativas, disse o New York Times. Além disso, 27% das mulheres abaixo de 45 anos mostraram uma opinião negativa. A percentagem aumenta para 33% na faixa entre 45 e 64 anos, e 40% acima dos 64.

“Gosto da sua força e do fato de que ela já esteve na Casa Branca e conheça o processo, além de ter a experiência do Senado”, disse ao jornal Karla Whitt, de 32 anos. “É bom que seja uma mulher. Mas isso não é o mais importante”, acrescentou. No entanto, Marilyn Bielstein, uma enfermeira aposentada de 69 anos, foi taxativa: “Não gosto da sua política e não a admiro como mulher”.

“Acompanho a sua história desde que ela era estudante universitária e não confio nela. Acho que é uma socialista e que é exatamente para isso que ela quer nos levar”, acrescentou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado