O Governo palestino do movimento islamita Hamas ordenou a paralisação de toda atividade nos túneis entre Gaza e Egito, pelos quais entram grande parte do contrabando de armas à faixa palestina.
“Desde a noite passada, as forças de segurança do Hamas nos disseram que devemos evacuar a área dos túneis”, disseram à Agência Efe.
Moradores da área de Rafah, na fronteira com o Egito, afirmaram ter recebido instruções de encerrar seu trabalho.
As autoridades do Hamas não confirmaram, nem desmentem que o Governo dirigido pelo primeiro-ministro Ismail Haniyeh tenha emitido essa ordem, que representaria uma mudança na política do movimento islamita.
O número exato de túneis que cruzam a fronteira entre Egito e Gaza é desconhecido, mas sabe-se que houve uma expansão substancial desde que o Hamas assumiu esse território em junho de 2007 e Israel impôs um severo bloqueio.
Desde então, entra por essas vias quase todo o abastecimento comercial dos 1,5 milhão de habitantes de Gaza, assim como armas e explosivos utilizados contra Israel.
Alguns meios locais estimam o número de túneis entre várias centenas a mais de mil, alguns a dezenas de metros abaixo da superfície.
Durante a ofensiva militar israelense “Chumbo Fundido” em Gaza, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, a Força Aérea de Israel bombardeou severamente a área da fronteiriça para demolí-los e informou que tinha destruído mais de uma centena.
O Egito também luta ativamente contra o contrabando em direção a Gaza por esses túneis e no último ano construiu uma cerca de aço na fronteira, com mais de 20 metros de profundidade, para tapar os corredores.
Por enquanto, está desconhecido se a ordem do Hamas responde a algum tipo de acordo com o Governo egípcio, mas o jornal israelense “Ha’aretz” assegura, citando a fontes em Gaza, que a decisão é em resposta a um requerimento dos serviços de segurança egípcios.