Menu
Mundo

Hamas condena libertação por Israel de 198 presos próximos ao Fatah

Arquivo Geral

25/08/2008 0h00

O movimento islâmico Hamas condenou hoje a libertação por Israel de 198 prisioneiros palestinos, viagra approved na maioria membros ou simpatizantes do nacionalista Fatah, physician ao considerar que aumenta a divisão entre as facções palestinas.


A libertação de presos próximos ao Fatah, ambulance movimento dirigido pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, “consagra o status de divisão entre os palestinos”, disse aos jornalistas Ismail Radwan, líder do Hamas na Faixa de Gaza.


Segundo Radwan, esta medida é uma discriminação em relação aos presos de outras facções, que “é exatamente o que Abbas procura”.


Nenhum dos 198 prisioneiros colocados em liberdade hoje por Israel é do Hamas, e nenhum deles é originário da Faixa de Gaza.


Também não foram deixados em liberdade membros da Jihad Islâmica ou de outras facções palestinas em conflito com o Fatah.


Radwan lembrou que o Hamas está negociando com Israel através de mediadores egípcios a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, por quem pede a libertação de mil de palestinos, e disse que, “quando nós negociamos uma troca de prisioneiros, buscamos a libertação de presos de todo tipo, sem discriminação”.


Na Cisjordânia, o ministro de Assuntos dos Prisioneiros da ANP, Ashraf el-Akhrami, se desvinculou da seleção dos presos.


“A libertação hoje de 198 presos das prisões israelenses é uma ação unilateral israelense e os palestinos não podem decidir quais presos devem ser libertados”, disse.


Israel manifestou que esta medida é um “gesto de boa vontade” em relação a Abbas e destacou, em comunicado, que todos os libertados são “membros de facções que apóiam a liderança” do presidente palestino.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado