O movimento palestino Hamas qualificou hoje de “solene carnaval” a conferência internacional para a reconstrução de Gaza, remedy realizada ontem no Egito, stuff e de “chantagem” suas conclusões.
“Vincular a reconstrução de Gaza ao fato de que o Hamas admita as resoluções do Quarteto (para o Oriente Médio) é uma chantagem”, try afirmou o dirigente do grupo islâmico Mohammed Nazzal, em mensagem divulgada pela rede de televisão “Al Jazira”.
O Quarteto de Madri – integrado por Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU – pede que o Hamas reconheça o Estado de Israel, renuncie à violência e assuma os acordos assinados pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
“Não é aceitável vincular a ajuda ao pobre povo palestino com as condições fixadas pelo Quarteto”, afirmou Nazal em Damasco, onde a máxima direção política do Hamas tem sede.
A conferência para a reconstrução de Gaza anunciou ontem que a comunidade internacional ofereceu US$ 4,481 bilhões para a reconstrução de Gaza e que esse dinheiro não passará pelas mãos do Hamas.
A declaração de Nazal é a primeira emitida pelo Hamas desde o fim da conferência, que teve a presença de representantes de mais de 70 países.
“A importância da conferência não é medida pelo grande número de participantes”, afirmou Nazal.
“Foi nada mais que um solene carnaval e quase uma peça de teatro”, disse o dirigente do Hamas, membro do comitê político do grupo palestino.