O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, pediu hoje ajuda internacional para atenuar os danos materiais e humanos provocados pelo forte terremoto que atingiu o país hoje.
Em entrevista concedida à rede de televisão “CNN”, o embaixador disse que as consequências do terremoto, cuja intensidade foi de 7,0 graus na escala Richter, pode ter tido proporções “catastróficas” e, dada a pobreza do país, pediu ajuda internacional.
“Definitivamente, peço a ajuda dos EUA”, disse o embaixador, que parecia emocionado na entrevista. “A única coisa que posso fazer agora é rezar e confiar em que o pior não aconteça”, completou.
Joseph explicou que tentou ligar para funcionários de seu Governo e que só conseguiu falar com um, que relatou “que as casas caíram dos dois lados das ruas”.
O terremoto mais forte, de 7,0 graus na escala Richter, foi registrado às 19h53 de Brasília. Seu epicentro foi localizado a 15 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe, a capital do Haiti.
Em seguida, dois tremores, o primeiro de 5,9 graus e o segundo, de 5,5 graus, sacudiram o Haiti num intervalo de pouco mais de 20 minutos após o sismo inicial.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico emitiu hoje um alerta de tsunami para Haiti, Cuba, Bahamas e República Dominicana.