Menu
Mundo

ONU: guerra na Ucrânia deixa mais de oito milhões de deslocados internos

Ucranianos tiveram de deixar suas casas e encontrar abrigo em outros lugares no país, devido à invasão russa deflagrada em fevereiro

Redação Jornal de Brasília

10/05/2022 10h20

Resgate de migrantes. Foto: Divulgação / AFP

Mais de oito milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas e encontrar abrigo em outros lugares da Ucrânia, devido à invasão russa deflagrada em fevereiro, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Além dos deslocados internos, 5,9 milhões de ucranianos fugiram do país desde a invasão russa em 24 de fevereiro. 

O número da OIM para os deslocados internos do conflito inclui dados até 3 de maio e representa um aumento na comparação com as 7,7 milhões de pessoas registradas em 17 de abril. 

“As necessidades dos deslocados internamente e de todos os afetados pela guerra na Ucrânia aumenta a cada hora que passa”, afirmou o diretor geral da OIM, Antoinio Vitorino. 

Dos deslocados internos, 63% são mulheres e quase metade foram obrigadas a abandonar suas casas no leste do país, onde está concentrada a ofensiva russa. 

As estimativas apontam que mais de 3,9 milhões de pessoas fugiram de suas casas no leste, 1,65 milhão na região de Kiev e 1,3 milhão no norte do país. 

De acordo com o balanço, 36% dos deslocados, ou seja, 2,9 milhões de pessoas, estão em lugares relativamente seguros no oeste do país.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado