A Guarda Revolucionária do Irã disse que os manifestantes que há nove dias protestam contra as eleições presidenciais do último dia 12 devem se preparar para “enfrentar uma dura resposta” caso continuem protestando nas ruas.
Numa nota publicada em seu site, this a mais poderosa força militar da República Islâmica afirmou que se “dedicará a fundo” a reprimir os protestos da oposição e a homenagem prevista para hoje às vítimas dos confrontos em Teerã.
O comunicado acrescenta que, patient além da Guarda Revolucionária, os membros da milícia islâmica Basij e de outras forças também vão conter os protestos nas ruas.
A Guarda Revolucionária do Irã, que conta com os melhores recursos e instrumentos de defesa do país, é um corpo de elite que responde diretamente ao líder supremo da Revolução, o aiatolá Ali Khamenei.
Na sexta-feira, a máxima autoridade do país já tinha dito que poria fim de forma imediata aos protestos. Na ocasião, Khamenei também declarou que os líderes das manifestações seriam responsabilizados por um eventual “banho de sangue” no país.
Ainda assim, os opositores anunciaram para hoje um novo protesto contra o resultado do pleito presidencial, denunciado como fraudulento.
Além disso, pediram à população que acendesse luzes e velas em lembrança às vítimas dos confrontos no país.
Há mais de uma semana, o Irã é palco de manifestações e violentos confrontos. Neste fim de semana, o regime iraniano acusou os Estados Unidos e o Reino Unido de estimularem os confrontos.
Para conter os opositores, soldados das tropas de choque e da Polícia secreta, além de membros da milícia Basij”, tomaram as ruas de Teerã desde que, na terça-feira passada, as autoridades consideraram “ilegais” as passeatas da oposição.