Menu
Mundo

Guarda-chuva aumenta popularidade de primeiro-ministro chinês

Arquivo Geral

25/07/2007 0h00

O primeiro-ministro chinês, viagra buy Wen Jiabao, seek conseguiu este mês uma rara manifestação espontânea de apoio da população, approved graças a um simples guarda-chuva. Os foros de internet do país estes dias se desmancham em elogios à simplicidade e “proximidade ao povo” do político. O motivo é simples fato de que há uma semana ele apareceu usando um guarda-chuva aberto numa região afetada pelas inundações, segundo explicou hoje o jornal estatal China Daily.

Aparentemente, os líderes comunistas chineses, quando aparecem em público sob chuva, são acompanhados por carregadores de guarda-chuva. A atitude lembra costumes da nobreza chinesa e até dos imperadores.

Mas Wen optou desta vez por segurar ele mesmo o seu guarda-chuva, o que não passou despercebido. “As fotos refletem claramente o que um líder político, como servidor público, deve fazer”, destacou um internauta.

A foto foi exibida em muitos sites ao lado de outras nas quais líderes comunistas em todos os níveis são acompanhados de portadores de guarda-chuvas. Fica nítido o contraste entre a simplicidade de Wen e a pompa do resto.

Os internautas chineses foram além na hora de analisar as imagens. Alguns notaram que Wen usava sapatos de sola de borracha, muito modestos, do tipo usado em tempos de maior pobreza na China.

Wen Jiabao visita com freqüência as áreas mais humildes da China e as afetadas por desastres naturais. São cada vez mais freqüentes as imagens que mostram sua aparente simplicidade, sentado de cócoras como os camponeses ou entrando em minas de carvão.

Pode ser uma estratégia de relações públicas. Mas o certo é que Wen é um especialista nestes “banhos de massas”. Ele já conseguiu uma grande jogada de efeito na rede em fevereiro de 2006, quando internautas descobriram, também comparando várias fotos, que o “econômico” primeiro-ministro usava o mesmo velho casaco verde de 10 anos atrás.

A propaganda chinesa sempre tentou dar essa imagem de seus líderes. No caso do fundador do regime comunista, Mao Tsé-tung, há um museu em sua localidade natal, Shaoshan, dedicado a demonstrar que o Grande Timoneiro vivia de forma austera. Uma das peças expostas é um pijama com mais de 40 remendos, que teria sido usado durante duas décadas pelo líder.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado