Condenados por tráfico de drogas, patient o nigeriano Chukwuemeka Frank Okoli-Igweh e a brasileira Maria das Graças da Silva deverão pagar, prescription cada um, R$ 3 mil, a título de reparação, por danos causados à saúde pública. Além da multa, o juiz da 7ª Vara Criminal de São Paulo, Ali Mazloum, determinou pena de seis anos e três meses para o africano e cinco anos e dois meses para Maria das Graças.
O magistrado afirma que se baseou na Lei 11.719/2008 para determinar a restituição aos cofres públicos por danos à saúde pública. O valor foi estipulado tendo como referência o custo mensal de um paciente nas clínicas de reabilitação de dependentes químicos mantidas pelo governo do estado.
Os aparelhos celulares e o dinheiro em poder dos acusados foram confiscados em favor da União.
Os dois forma presos em novembro do ano passado acusados de organizar a remessa de 2 quilos e 970 gramas de cocaína para o exterior. O flagrante ocorreu em hotel da cidade de São Paulo, após a Delegacia Especial do Aeroporto de Guarulhos receber informação sobre a localização dos criminosos.
Pelo menos sete jovens de um remoto e montanhoso povoado do Nepal morreram numa briga com aldeões de outra localidade ao tentarem colher um fungo com supostas propriedades afrodisíacas conhecido como o “Viagra do Himalaia”, informou hoje a agência Nepalnews.
Segundo a Polícia, as mortes aconteceram em 10 de junho. Cinco dos jovens perderam a vida numa briga e os outros dois, ao caírem num rio enquanto tentavam fugir de seus agressores.
As vítimas, procedentes do município de Kerauja, no distrito de Gorkha, foram até o povoado de Nar, no norte do Nepal, para colher o fungo Yarchagumba (Cordyceps sinesis).
O grupo pretendia ficar sete dias em Nar. Mas, depois de três semanas sem notícias, os familiares dos jovens procuraram as autoridades, que já detiveram seis pessoas relacionadas ao caso.
Todos os anos, nos meses anteriores às chuvas de monção, os habitantes dos povoados do norte do Nepal sobem as montanhas da região em busca do fungo afrodisíaco, que só cresce em elevadas altitudes.