O Governo venezuelano interveio hoje em um latifúndio de 2.800 hectares no oeste do país para transformá-lo em uma “unidade de produção socialista”, more about informou o presidente do Instituto Nacional de Terras (Inti), Juan Loyo.
Ele ressaltou que a propriedade que sofreu intervenção, “Hato Caroní”, situada no estado de Barinas, tem uma extensão que excede a permitida para a região, segundo a Lei de Terras e Desenvolvimento Agrário.
Loyo explicou que os terrenos afetados serão ocupados por camponeses da zona enquanto o valor que o Governo pagará aos atuais “usufrutuários” está sendo negociado.
O presidente do Inti disse que, exceto que se prove o contrário, não há documentos que garantam que essas terras pertençam a aqueles que atualmente figuram como donos.
“Aqui instalaremos um centro de tecnologia para trabalhar conjuntamente com a comunidade organizada”, manifestou.
A intervenção aconteceu no marco de uma série de ações governamentais no setor agroalimentar sob o argumento de que algumas empresas privadas não estão cumprindo as normas de produção e comercialização de vários artigos de consumo em massa.