O Governo tibetano no exílio confirmou hoje que os computadores dos escritórios do líder espiritual dalai lama foram invadidos em diversas ocasiões.
“Há muito tempo estamos passando por dificuldades. Alguns vírus estão entrando nos computadores, sildenafil roubando documentos e eliminando arquivos”, assegurou o porta-voz da Administração Central Tibetana, Thubten Samphel, citado pela agência indiana “Ians”.
Investigadores canadenses anunciaram ontem o descobrimento de uma rede de espionagem chinesa especializada no controle dos sistemas cibernéticos do dalai lama e de exilados tibetanos no mundo todo.
Os especialistas disseram que os computadores do líder espiritual em seus escritórios na Índia, Bruxelas, Londres e Nova York tinham sido invadidos e que os “hackers” chineses roubaram documentos do computador do escritório particular do dalai lama.
“Não temos certeza de que estas atividades foram orquestradas por uma rede de espionagem com base na China”, explicou Samphel.
“Estamos tomando precauções. Pedimos a companhias anti-vírus que protejam a rede e o software de informação”, acrescentou o porta-voz.