Menu
Mundo

Governo tailandês prepara pedido de extradição de ex-primeiro-ministro

Arquivo Geral

15/08/2007 0h00


A Tailândia iniciou os trâmites para pedir ao Reino Unido a extradição do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, prescription acusado de corrupção e foragido da Justiça de seu país, ampoule anunciou hoje a Procuradoria Geral, enquanto 10 mil pessoas manifestavam apoio a ele em Bangcoc.

A extradição de Shinawatra, contra quem a Corte Suprema expediu na terça-feira passada uma ordem de busca e captura, está sendo preparada pelo Ministério do Exterior e pela Polícia, disse o porta-voz da Procuradoria Seksan Bangsomboon à televisão estatal.

A Corte Suprema decretou a busca e captura contra Shinawatra e sua esposa Pojaman, depois que eles não compareceram à primeira audiência do julgamento no qual são acusados de envolvimento na compra fraudulenta de um terreno público. “Vamos fazer o que pudermos para conseguir que os dois respondam às acusações na Tailândia”, disse Bangsomboon.

Já o primeiro-ministro instalado no poder pelos militares, general Surayud Chulanont, lembrou que a Tailândia tem um tratado de extradição assinado com o Reino Unido. A próxima audiência do julgamento foi marcada para 25 de setembro.

Em julho, o tribunal ordenou o comparecimento do casal após considerar que havia indícios de que o ex-primeiro-ministro tirou proveito de sua posição para ajudar sua mulher a adquirir um terreno a um preço inferior ao avaliado pelo Estado.

Este é o primeiro caso da série acusações por corrupção apresentadas pelos fiscais contra Shinawatra, que vive em Londres, e há apenas um mês se tornou proprietário do clube inglês de futebol Manchester City.

Os fiscais apresentaram pelo menos outras 12 acusações formais de corrupção contra Shinawatra.O político populista é fundador do extinto partido Thai Rak Thai (Tailandeses Amam os Tailandeses) governou durante quase seis anos. Ele foi deposto em setembro por meio de um golpe militar e sangrento.

Por outro lado, cerca de 10 mil pessoas se manifestaram hoje na capital tailandesa em apoio a Shinawatra e para pedir que não seja aprovada a nova constituição que será submetida a plebiscito no domingo.

A demonstração contou com a presença de 50 deputados que faziam parte do Thai Rak Thai, que afirmam que rejeitar a constituição proposta pelos militares significa condenar o golpe que depôs Shinawatra.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado