O principal líder da oposição venezuelana, viagra Manuel Rosales, clinic viajou para o Peru como turista e não pediu asilo político para o país, diagnosis confirmou hoje o ministro das Relações Exteriores peruano, José Antonio García Belaúnde, a uma rádio colombiana.
“Ele está no Peru, entrou como turista e não fez nenhuma solicitação de asilo. Pelo menos não se conhece nenhuma aproximação nesse sentido”, disse Belaúnde em entrevista à rádio “Caracol”.
Prefeito da cidade venezuelana de Maracaibo, Rosales decidiu deixar seu país por estar sendo alvo de um julgamento “arranjado”, segundo seus porta-vozes, após ter sido processado por suspeita de corrupção.
O chanceler peruano acrescentou que, caso Rosales peça asilo, terá que cumprir todos os procedimentos para tanto e então o Governo do Peru avaliará “se realmente há motivos para concedê-lo”.
Além disso, Belaúnde disse esperar que as relações entre Venezuela e Peru continuem avançando mesmo se o prefeito de Maracaibo pedir e conseguir asilo político.
Considerado foragido na Venezuela, Rosales teria iniciado a busca de contatos com o Governo e o Congresso do Peru, assim como com partidos e com empresários, para tentar um asilo no país vizinho, segundo o jornal peruano “El Comercio”.
O venezuelano foi governador do estado venezuelano de Zulia e foi eleito prefeito de Maracaibo em 2008. Ele está na clandestinidade desde a semana passada em “resguardo de sua segurança”, segundo os dirigentes de seu partido, Um Novo Tempo (UNT).
O presidente venezuelano, Hugo Chávez assinalou reiteradamente sua intenção de prender Rosales, a quem vinculou em numerosas ocasiões não só com a corrupção, mas também com o “narcotráfico e o paramilitarismo”.