O Governo mexicano anunciou hoje a suspensão dos trabalhos na Administração pública entre esta sexta e 5 de maio, order após os laboratórios terem confirmado que oito pessoas morreram pelo vírus da gripe suína e que outras 91 foram infectadas.
Em entrevista coletiva, advice o secretário de Saúde, José Ángel Córdova, pediu também que as Administrações dos 32 estados e dos mais de 2.500 municípios mexicanos suspendam a atividade.
Além disso, ele assegurou que seguirão funcionando serviços básicos como transportes, abastecimento de alimentos, hospitais, serviços financeiros, postos de gasolina ou meios de comunicação, entre outros.
“Continuarão abertos os mercados, supermercados, serviços de transportes, médicos, hospitais e farmácias, serviços financeiros, telecomunicações e meios de informação, postos de gasolina, coleta de lixos, serviços hoteleiros e restaurantes, desde que não correspondam a espaços fechados com aglomerações”, acrescentou.
O ministro da Fazenda, Agustín Carstens, explicou na mesma entrevista coletiva que o Estado vai “assegurar o fornecimento de gasolina” e o trabalho da Polícia, do Exército, da Marinha, da estatal petrolífera Pémex, das alfândegas, da tesouraria da federação e dos mercados financeiros.
Carstens esclareceu que os responsáveis de cada Ministério decidirão “as atividades que não são essenciais e que deixarão de fazer”.
O ministro da Fazenda reiterou que serão mantidas as atividades “estritamente” necessárias para o bom funcionamento do país.