O secretário de Defesa americano, more about Robert Gates, cialis 40mg considerou neste domingo que o Irã não está perto de conseguir uma arma nuclear, decease por isso que considerou que há tempo para aumentar as sanções ao país e que Teerã abandone seu programa nuclear.
Gates assegurou no programa “Meet the Press”, da rede “NBC”, que os iranianos não estão perto de uma arma neste momento.
“A questão é se podemos aumentar o nível de sanções ao mesmo tempo em que deixamos para eles a porta aberta para que se comprometam com os europeus, conosco… a deixar o programa”, disse.
O secretário assinalou os custos econômicos que tem para o país o programa nuclear, agravados pela queda do preço do petróleo.
Os EUA temem que o programa nuclear que o Irã está desenvolvendo seja voltado a fabricar uma arma nuclear, embora Teerã insista em que ele só tem fins pacíficos.
Perguntado sobre se a administração anterior do presidente George W. Bush se centrou mais na Guerra do Iraque e descuidou a ameaça iraniana, Gates assegurou que o Irã era uma preocupação anterior à Administração Bush.
As declarações de Gates contradisseram as realizadas horas antes pelo chefe do Estado-Maior Conjunto, o almirante Mike Mullen, que assegurou em uma entrevista à “CNN” que o Irã obteve suficiente material nuclear para construir uma arma.