O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, expressou neste sábado sua esperança quanto à libertação dos dois excursionistas americanos presos há dois anos no Irã e acusados de espionagem e entrada ilegal no país, informa a agência oficial de notícias “Irna”.
Em declarações realizadas neste sábado em Teerã, Salehi ressaltou que espera que a audiência judicial realizada no domingo passado contra Josh Fattal e Shane Bauer leve a uma sentença que os coloque em liberdade.
Salehi acrescentou que o Poder Judiciário iraniano acompanhou o caso de forma justa e disse esperar que a sentença “seja publicada em seu devido tempo”, segundo indicou a agência “Irna”.
Já o advogado Massoud Shafii, representante dos réus americanos, afirmou neste sábado à Agência Efe que ainda não está a par sobre a sentença. “Por enquanto não recebi nenhuma informação”.
Shafii explicou no domingo passado, após o término da audiência do julgamento, que a sentença deveria ser ditada em menos de uma semana, segundo a lei iraniana, e ressaltou à Efe sua esperança de que o veredicto fosse favorável aos réus.
O julgamento contra os réus americanos, detidos em uma zona da fronteira entre Irã e Iraque em 31 de julho de 2009, foi encerrado em um tribunal de Teerã no domingo passado, justo o dia em que se completavam dois anos de sua captura.
Além de Josh Fattal e Shane Bauer, as autoridades iranianas prenderam ainda a também americana Sarah Shourd, amiga dos outros dois. Sarah, no entanto, foi libertada no ano passado pela Justiça iraniana e está nos Estados Unidos.
Os três viajantes dizem ter entrado por engano em território iraniano – procedentes do Iraque – ao errarem seu caminho quando faziam uma excursão a pé por uma região montanhosa.