Menu
Mundo

Governo de transição assume República Tcheca

Arquivo Geral

08/05/2009 0h00

O novo Governo de transição da República Tcheca, store país que preside a União Europeia (UE) até junho, click prestou hoje juramento do cargo ao chefe de Estado Vaclav Klaus.

O novo Executivo de tecnocratas, diagnosis liderado pelo independente Jan Fischer, dirigirá o país até o pleito antecipado de outubro, depois da queda do gabinete conservador de Mirek Topolanek por uma moção de censura.

No ato, realizado no Castelo de Praga, houve o juramento e a confirmação por escrito, além da protocolar saudação ao chefe de Estado.

Entre os desafios de Fischer à frente do Executivo está conduzir a Presidência rotativa da UE e elaborar o orçamento geral de 2010.

“O fato de este Governo não ter surgido de eleições parlamentares não lhe tira valor”, declarou Fischer.

O novo primeiro-ministro, especialista em estatística, afirmou que dirigirá o país e assegurará seu funcionamento “com tranquilidade e eficácia”, até as eleições antecipadas de outubro.

Como novo primeiro-ministro do país que preside a UE, Fischer teria que liderar, em princípio, a Presidência do Conselho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado