O novo Governo de Honduras levantou hoje na maior parte do país o toque de recolher de várias horas que vigorava praticamente ininterrupto desde o golpe de Estado de 28 de junho.
“Decidiu-se estabelecer o toque de recolher em toda a beira do departamento de El Paraíso” e em outros cinco pontos da fronteira com a Nicarágua, informou o Executivo em comunicado emitido em cadeia nacional.
“Para o resto do território nacional, fica suspenso o toque de recolher”, acrescentou.
Em El Paraíso e nos municípios de San Marcos de Colón, Duyure, Concepción de María e El Triunfo, e na passagem de Guasaule, todos divisas com a Nicarágua, a medida restritiva da liberdade de circulação foi decretada entre 18h de hoje e 6h de amanhã (21h de hoje e 9h de sábado).
O toque de recolher foi estabelecido em 28 de junho pelo Governo de Roberto Micheletti, que nesse mesmo dia foi nomeado presidente em substituição do deposto líder Manuel Zelaya, depois que este fosse expulso do país pelos militares e cassado pelo Parlamento.
A medida tinha sido levantada em 12 de julho em todo o país, mas restabelecida quatro dias depois, quando organizações sociais aliadas ao líder deposto pediram para ocupar “pontos estratégicos” para exigir seu retorno a Honduras.
No departamento de El Paraíso tinha sido estabelecido um toque de recolher ampliado em relação ao resto do país, onde se limitava nos últimos dias a três horas e meia da noite, desde que na sexta-feira da semana passada Zelaya anunciou sua intenção de retornar ao país desde a Nicarágua.