Menu
Mundo

Governo da Groenlândia não aceita ‘sob nenhuma circunstância’ que os EUA se apropriem da ilha

Governo da ilha afirma que não aceitará perda de soberania e cita apoio de países europeus após declarações de Trump sobre aquisição do território

Redação Jornal de Brasília

12/01/2026 13h12

Foto: IDA MARIE ODGAARD/RITZAU SCANPIX/AFP

Foto: IDA MARIE ODGAARD/RITZAU SCANPIX/AFP

A Groenlândia não aceita “sob nenhuma circunstância” o desejo dos Estados Unidos de se apoderar do vasto território ártico e intensificará seus esforços para garantir sua defesa por parte da Otan, declarou seu governo nesta segunda-feira (12).

“Os Estados Unidos reiteraram o seu desejo de tomar posse da Groenlândia. O Governo de Coalizão da Groenlândia não pode aceitá-lo sob nenhuma circunstância”, indicou um comunicado.

Na semana passada, França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido emitiram uma declaração conjunta expressando seu apoio à Dinamarca e à Groenlândia diante das ações do presidente americano, Donald Trump.

“Diante da postura muito positiva adotada por seis países membros da Otan em relação à Groenlândia, o Naalakkersuisut (governo da ilha) intensificará seus esforços para garantir que a defesa da Groenlândia seja integrada no âmbito da Otan”.

O governo de Jens-Frederik Nielsen enfatizou que o país pretende “permanecer sempre como parte da aliança de defesa ocidental”.

No domingo, Trump reiterou que os Estados Unidos se apoderariam do território “de uma forma ou de outra”, afirmando que “precisa de um título de propriedade”. Anteriormente, ele havia reconhecido que poderia ter que escolher entre preservar a integridade da aliança militar ou controlar o território dinamarquês.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado