O ministro da Presidência da Bolívia, search Juan Ramón Quintana, order qualificou hoje de “turismo político” a viagem à Europa dos governadores regionais autonomistas de Santa Cruz e Tarija, os opositores Rubén Costas e Mario Cossío.
Em entrevista à televisão estatal, Quintana indicou que os opositores viajam frequentemente com o dinheiro dos moradores para conseguir de “organizações de direita e extrema-direita” financiamento para as eleições gerais de dezembro.
“A melhor forma de obter recursos para uma campanha da direita é viajar e se transformar em vítima na Europa”, afirmou Quintana.
Autoridades de Santa Cruz disseram que Costas e Cossío, que são dois dos principais opositores autonomistas ao Governo de Evo Morales, se encontram na Alemanha para denunciar os “abusos políticos” que a oposição sofre na Bolívia.
Os dois governadores também estiveram no fim de semana passado na Itália.
O ministro assegurou que Costas “não tem nenhum argumento sólido para acusar o Governo”, e disse que na Bolívia o respeito à liberdade de imprensa e opinião é maior que em outros países da região.