Menu
Mundo

Gordon Brown exige libertação de cinco britânicos seqüestrados no Iraque

Arquivo Geral

09/12/2007 0h00


O primeiro-ministro do Reino Unido, page Gordon Brown, exigiu hoje a “libertação imediata” dos cinco britânicos seqüestrados em maio por um grupo xiita em Bagdá. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para conseguir nosso objetivo, que é a libertação imediata dos reféns”, afirmou Brown.

Apesar de um longo período ter se passado sem muitos avanços, o chefe do Governo britânico, segundo quem o seqüestro é “completamente injustificado”, agradeceu ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, pelos esforços para a libertação do grupo. “Daremos todo o apoio possível ao governo iraquiano”, afirmou Brown.

O primeiro-ministro veio a público exigir a libertação dos reféns depois que, no último dia 4, um grupo de rebeldes xiitas do Iraque divulgou um vídeo em que um dos cinco seqüestrados aparecia.

A gravação, exibida pelo canal “Al Arabiya”, mostrava o refém usando uma camisa azul e óculos, acompanhado por dois homens que vestiam roupas militares e um capuz preto. Ao fundo, lia-se: “A resistência islâmica xiita do Iraque”. Segundo a emissora árabe, o tape, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, foi gravado em 18 de novembro.

Os cinco britânicos – um analista de informática e seus seguranças – foram seqüestrados em 29 de maio, no Ministério das Finanças do Iraque, localizado no centro da capital. Os seqüestradores, que chegaram ao local em cerca de 40 veículos policiais, usavam uniformes das forças de segurança na hora do rapto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado