Menu
Mundo

Geithner diz em Pequim que "a recessão global perde força"

Arquivo Geral

01/06/2009 0h00


O secretário do Tesouro dos EUA, more about Timothy Geithner, fez hoje um discurso para os alunos da Universidade de Pequim, no qual assegurou que “a recessão global parece estar perdendo força”.

“A recessão global e o sistema financeiro está começando a ser sanado”, disse Geithner em uma conferência centrada na crise e na cooperação entre os dois países para alcançar uma recuperação em nível mundial.

Geithner, que estudou mandarim nesta universidade em 1980, disse que “China e EUA trabalham conjuntamente na busca de uma estratégia global para frear a crise e alcançar uma recuperação”.

Segundo o secretário do Tesouro, “estes esforços, o efeito combinado de enérgicas medidas na China, nos EUA, e em outras grandes economias, ajudaram a frear o ritmo de deterioração do crescimento, melhorar o sistema financeiro, e a confiança”.

Geithner deve se reunir esta tarde com o vice-primeiro-ministro Wang Qishan e amanhã terça-feira, com o presidente da China, Hu Jintao e o primeiro-ministro, Wen Jiabao.

Espera-se que o secretário do Tesouro tente acalmar a inquietação expressada pela China sobre o aumento da dívida dos EUA.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado