A companhia americana General Electric (GE) pagará uma multa de US$ 50 milhões após alcançar um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) para resolver uma investigação sobre supostas irregularidades contábeis, informou hoje a empresa.
O órgão regulador americano investigava diversos aspectos relacionados a seus balanços de 2002 e 2003, incluindo comissões que pagou ou recebeu pela troca de ativos derivados e outros assuntos contábeis relacionados com atividades de negócio no setor da aviação comercial e o ferroviário.
Em nota à imprensa, a GE informou que já tinha corrigido nas declarações financeiras que apresentou à SEC entre maio de 2005 e fevereiro de 2008 esses e outros erros contábeis apontados pelo órgão regulador.
A SEC considerou essas falhas como negligências ou violações propositais das leis antifraude relativas à transação de ativos financeiros.
A General Electric explicou que tinha cooperado com a SEC na investigação e que resolver este assunto, sem admitir ou negar as alegações da entidade reguladora, “é do melhor interesse da GE e de seus acionistas”.
Também ressaltou que implementou várias medidas para evitar que erros similares voltem a ocorrer.