Menu
Mundo

Gatinha emburrada que virou meme ganha ação milionária na Justiça

Arquivo Geral

26/01/2018 16h06

Reprodução

Meme é coisa séria. Os donos da gatinha Tardar Sauce, que viralizou em 2012 por conta de sua expressão facial rabugenta (é conhecida como Grumpy Cat, no original em inglês), ganharam uma ação na Justiça da Califórnia, estado dos EUA, contra uma rede de cafeterias por violação de direitos de imagem. A bolada? 710 mil dólares, cerca de R$ 2,2 milhões na cotação atual.

A imagem do animal mal humorado se tornou tão famosa, que hoje em dia uma empresa, a Grumpy Cat Limited, cuida de produtos licenciados e direitos autorais relativos à foto da felina. Ela foi cogitada para aparecer até em um filme, mas isso nunca chegou a se concretizar.

Por conta do sucesso, a rede de cafés Grenade fez um acordo em 2013 para vender um tipo de capuccino gelado baseado na personagem, o Grumpuccino. No entanto, dois anos depois, a empresa da gatinha alegou quebra de contrato pois sua imagem foi estampada também em outras bebidas e camisetas vendidas em separado.

A própria Grenade entrou na Justiça, depois de ter sido acionada inicialmente, dizendo ter sido lesada pois a Grumpy Cat Limited não fez as devidas ações de marketing nas aparições da felina na televisão e redes sociais. Eles cobraram também explicações sobre o suposto filme em que ela apareceria.

O juiz do caso, porém, deu ganho de causa para a empresa da gata emburrada, que fez até uma aparição pessoalmente em uma das etapas do julgamento, mas não esteve no dia do veredito. Essa é para quem achava que internet era brincadeira…

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado