O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, e o presidente iraquiano, Jalal Talabani, analisaram hoje em Bagdá as medidas “eficazes” e necessárias para enfrentar os atentados terroristas no Iraque.
Segundo um comunicado oficial, Gates e Talabani insistiram na importância de impulsionar a cooperação entre as tropas para melhorar a situação de segurança no país árabe.
Gates reiterou a disposição de Washington em contribuir na preparação das próximas eleições iraquianas, previstas para 7 de março de 2010.
O secretário americano de Defesa chegou hoje de surpresa ao Iraque, dois dias depois de uma série de atentados atingirem Bagdá, causando 127 mortos e mais de 500 feridos.
Estes ataques, cuja autoria foi assumida por um grupo vinculado à Al Qaeda, levantaram de novo as dúvidas sobre a capacidade das forças iraquianas de preservar a segurança.
A última viagem de Gates ao Iraque ocorreu entre os dias 28 e 29 de julho, um mês depois de o Exército americano sair de todas as cidades iraquianas em cumprimento do acordo de segurança assinado por Washington e Bagdá em dezembro de 2008.