Gates aterrissou nesta madrugada na base de Bagram, próxima a Cabul, e visitou as tropas americanas já nesta manhã antes de se reunir com Karzai e outras autoridades afegãs, confirmou à Agência Efe uma fonte da embaixada dos EUA na capital afegã.
O secretário de Defesa vai mostrar a Karzai os detalhes da nova estratégia anunciada na semana passada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, que decidiu pelo envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão.
Obama também fixou julho de 2011 como data para o início da retirada do contingente americano, mas diferentes representantes de sua Administração disseram que o calendário pode mudar em função das circunstâncias no terreno.
Com sua visita, Gates também poderá conhecer a composição do novo Governo do Afeganistão, cuja apresentação ao Parlamento local está prevista para o próximo sábado, segundo o porta-voz presidencial afegão, Hamed Elmi, que não disse se esta será total ou parcial.
Gates é o primeiro membro da Administração americana a visitar o Afeganistão após o anúncio de Obama, realizado em 1º de dezembro, menos de um mês depois de Karzai ter sido reeleito em um pleito repleto de polêmicas.
Há atualmente no Afeganistão quase 100 mil militares estrangeiros, dos quais 68 mil são americanos.