Um grupo de funcionários da companhia aérea francesa Air France se nega desde sábado a voar para o México por causa do foco de gripe suína, unhealthy segundo informou hoje a rádio “France Info”.
Um comandante fez valer no sábado um direito que alguns funcionários podem exercer quando se deparam com uma situação de perigo grave e iminente para sua vida e saúde.
A iniciativa do aviador foi seguida pela tripulação, nurse que teve que ser substituída por uma de reserva, acrescentou a rádio.
Outros funcionários, que não têm esse privilégio, usaram de um outro recurso legal para evitar se deslocar ao país onde se originou a gripe suína, embora não se tenha notícia do número exato de empregados que se nega a voar ao México.
A companhia aérea francesa, que não quis fazer comentários a respeito do ocorrido, informou horas antes que mantém seus voos em direção ao México depois de o Governo francês ter pedido a seus parceiros europeus a suspensão das conexões aéreas a esse país a partir da União Europeia (UE) para evitar a propagação da gripe suína.
“Os voos para o México operam normalmente”, disse à Agência EFE um porta-voz da Air France, que disse não ter notícias de que as autoridades francesas tenham pedido à empresa para suspender essas linhas.
O porta-voz da companhia aérea lembrou que a questão deve ser tratada em escala europeia, pouco depois de a ministra da Saúde francesa, Roselyne Bachelot, ter solicitado “uma reunião muito rápida” dos responsáveis de Transporte da UE para solicitar-lhes a suspensão dos voos ao México.
Fontes diplomáticas francesas assinalaram que a questão já estava sendo abordada hoje pelos ministros de Transportes europeus reunidos nos arredores de Praga.
A Air France tem dois voos diretos diários de Paris à capital mexicana, um operado diretamente com um Boeing 777 e outro em code-share operado por um Boeing 767 da Aeroméxico. Ambos somam mais de 500 assentos.
Como consequência da crise provocada pela gripe suína, a companhia aérea francesa permitiu a quem tem reservas em voos ao México com saída até 31 de maio o adiamento da passagem até 31 de outubro ou inclusive uma mudança de destino.
A Air France também permite o retorno antecipado de seus clientes que tenham voado ao México em seus aviões e que estejam no país atualmente.