Menu
Mundo

Funcionário sudanês de ONG canadense é assassinado em Darfur

Arquivo Geral

24/03/2009 0h00

Um funcionário sudanês de uma ONG canadense foi assassinado por um grupo armado na região de Darfur, information pills no oeste do Sudão, ampoule informaram hoje fontes da organização humanitária.

O diretor da Associação para a Ajuda da África (FAR, em inglês) em Darfur, Mark Simmons, declarou à imprensa que Adam Khatir foi morto a tiros em sua casa na segunda-feira, em uma zona isolada do oeste de Darfur.

Segundo Simmons, o grupo armado fez uma emboscada para roubar o telefone via satélite da vítima. Como Khatir não estava com o aparelho, os criminosos o acompanharam até sua casa, onde o objeto não foi encontrado, o que motivou o assassinato.

O diretor da FAR lembrou que a organização realiza atividades humanitárias em Darfur há 24 anos e emprega cerca de 200 cidadãos sudaneses.

No último dia 11, o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA, em inglês), com sede em Genebra, informou que quase 200 trabalhadores humanitários abandonaram o Sudão e os que ficaram costumam sofrer ameaças.

As pressões contra as organizações humanitárias estrangeiras em Darfur começaram a aumentar depois de o Governo sudanês ter expulsado 13 desses grupos do país há pouco mais de duas semanas.

Cartum anulou as permissões dessas entidades internacionais e de mais duas nacionais depois de o Tribunal Penal Internacional (TPI) ter emitido no último dia 4 uma ordem de detenção contra o presidente sudanês, Omar al-Bashir, por seu suposto envolvimento em crimes de guerra e de lesa-humanidade em Darfur.

O conflito explodiu em fevereiro de 2003 quando dois grupos rebeldes pegaram em armas em protesto pela situação de abandono na região. Desde então, de acordo com a ONU, cerca de 300 mil pessoas morreram na área.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado