Menu
Mundo

França quer que países europeus tomem medidas contra o Irã

Arquivo Geral

20/09/2007 0h00

A França deseja que todos seus parceiros da União Européia (UE) adotem “medidas adicionais” às sanções da ONU para pressionar o Irã para que recapacite e suspenda seu programa de enriquecimento de urânio, order disse hoje o Palácio do Eliseu.

Seriam “recomendações” às empresas de países da UE para que não participem de licitações de contratos no Irã e para que as instituições financeiras reduzam seus investimentos no país, visit this explicou o porta-voz do Palácio do Eliseu, David Martinon, em sua entrevista coletiva semanal.

Martinon disse que não faria falta um “texto comum” da UE para isso e afirmou que outros países, que não quis identificar, compartilham a posição da França a favor da iniciativa.

“Ninguém acredita que o programa de enriquecimento de urânio do Irã seja pacífico”, assegurou o porta-voz do presidente, Nicolas Sarkozy.

Martinon insistiu em que para a França é inaceitável um Irã dotado de armas nucleares, como disse Sarkozy no final de agosto em discurso perante os embaixadores franceses, quando advertiu contra uma alternativa catastrófica: a bomba iraniana ou o bombardeio do Irã.

Sarkozy deseja que se evite a alternativa catastrófica e aposta em uma solução política, disse Martinon, quando ainda não se apagou a polêmica levantada pela evocação de uma possível “guerra” pelo ministro de Exteriores, Bernard Kouchner, para que o Irã não obtenha a bomba.

Diante da negativa de Teerã em suspender o enriquecimento de urânio, o Conselho de Segurança da ONU já aprovou duas resoluções de sanções. “Caminhamos em direção a um terceiro pedido para reforçar o regime de sanções”, disse Martinon.

“Mas como se trata de negociações muito difíceis e complexas e que podem se prolongar, temos em mente medidas adicionais”, explicou, ao se referir às que Paris deseja que “todos” os países europeus tomem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado