Agentes da Polícia Nacional espanhola transferiram hoje da França para a Espanha os membros da ETA Zigor Orbe Sevillano e Juan Antonio Olarra Guridi, que foi chefe dos ‘comandos’ da organização terrorista até sua detenção em setembro de 2002.
Olarra Guridi, de 42 anos, tem 17 causas contra si na Justiça espanhola, segundo a Polícia Nacional. Ele já foi condenado a 34 anos de prisão como responsável pelo assassinato do médico Antonio Muñoz Cariñanos em 16 de outubro de 2000 e fez parte de um grupo de ativistas entre 1991 e 1993, período no qual seu nome é vinculado a vários assassinatos e atentados.
O ex-chefe dos “comandos” da ETA foi detido pela Polícia francesa em 16 de setembro de 2002 em uma operação coordenada pela Polícia Nacional espanhola.
Zigor Orbe Sevillano, de 34 anos, foi condenado a 17 anos de prisão em 2000 por atos de violência no País Basco, entre eles a queima de um ônibus em 1996.
Desde sua condenação pela Audiência Nacional, Sevillano permaneceu foragido até sua detenção, em 18 de setembro de 2004, durante uma blitz em uma estrada francesa.