Menu
Mundo

França confisca bens no valor de 70 milhões de euros de duas magnatas russas

Essa investigação aberta em março levou à apreensão em setembro de uma fazenda de 22,5 hectares em Grasse e de mansões de luxo em Saint-Raphäel e Grimaud, no sudeste da França, entre outros bens

Redação Jornal de Brasília

14/10/2024 12h51

nota de euros

Foto: Agência Brasil

A Justiça Francesa apreendeu de dois empresários russos bens avaliados em mais de 70 milhões de euros (430 milhões de reais) no marco de uma investigação por suposta lavagem de dinheiro, indicada à AFP uma fonte próxima ao caso.

Essa investigação aberta em março levou à apreensão em setembro de uma fazenda de 22,5 hectares em Grasse e de mansões de luxo em Saint-Raphäel e Grimaud, no sudeste da França, entre outros bens.

As investigações revelaram “uma forte suspeita de ocultação da procedência dos fundos” utilizados para a compra desses bens, acrescentou essa fonte, confirmando uma informação do jornal Le Monde.

“As diligências referem-se aos métodos utilizados para aquisição de bens imobiliários através de empréstimos por sociedades privadas domiciliadas no Chipre ou nas Ilhas Virgens Britânicas”, explicou o Ministério Público de Paris.

No total, as autoridades realizaram 8 apreensões de imóveis e dois veículos de luxo.

Segundo a fonte próxima ao caso, os dois magnatas na mira da Justiça são Ruslan Goryukhin e Mikhail Opengeym. Ambos possuem passaporte cipriota, segundo o Le Monde.

O primeiro teve responsabilidades no setor energético russo, segundo o jornal francês, e teve a SGM, uma empresa de propriedade de uma pessoa próxima do presidente russo, Vladimir Putin.

O segundo aparece descrito nos documentos dos Pandora Papers, consultados pelo jornal, como um homem de negócios que também investia no setor energético.

Os advogados dos dois homens, contatados pela AFP, não fizeram comentários até agora.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado