Menu
Mundo

Feijóo defende extensão de direitos a emigrantes galegos no Brasil

Arquivo Geral

03/12/2009 0h00

O presidente da Junta da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, defendeu hoje a extensão de direitos políticos aos emigrantes galegos no Brasil ao começar uma visita de dois dias ao país.

“Sigo o compromisso iniciado por todos os presidentes da Junta desde 1992 pela equiparação de direitos, tanto sociais, no âmbito da saúde e dos serviços sociais, como os direitos fundamentais, especialmente o direito ao voto”, afirmou Feijóo em São Paulo, onde fez uma escala rumo a Salvador.

Para o dirigente galego, esta viagem servirá para “aprofundar” as relações com uma parte do mundo que, para sua Comunidade Autônoma, tem “objetivos culturais, históricos, institucionais” e com os emigrantes.

“Brasil, Argentina e Uruguai acolhem milhares de galegos. Provavelmente as colônias mais importantes ficam nesta região da América do Sul”, disse o titular da Junta, no primeiro dia de sua viagem por esses três países sul-americanos.

Feijóo também ressaltou o potencial econômico do Brasil, “uma das maiores potências do mundo”, em suas palavras, e opinou que é possível exportar “muito mais” a este país em um momento de crise na Espanha e na Europa.

O titular da Junta da Galícia já viajou para Salvador, onde vivem cerca de 30 mil galegos. Na capital da Bahia, onde fica até amanhã, Feijóo receberá ainda hoje os títulos honorários de Cidadão da Bahia e de Filho de Salvador.

Na sexta-feira, Feijóo deve visitar o Hospital Espanhol. Mais tarde, será recebido pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).

No sábado, segue para Buenos Aires, onde permanece até segunda-feira, e depois viajará para Montevidéu, cidade na qual terminará sua viagem pela América do Sul na próxima terça-feira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado