Menu
Mundo

Fed vê estabilização da contração econômica nos EUA

Arquivo Geral

29/07/2009 0h00

A economia americana continua vulnerável, ask mas há alguns sinais de que a contração econômica começou a se estabilizar, medicine afirmou o Federal Reserve (Fed, price banco central americano).

A instituição publicou hoje seu “livro bege”, elaborado a partir de dados coletados dentre os 12 bancos que formam o sistema da autoridade monetária.

Cinco destes distritos afirmam que sua atividade econômica ainda é “baixa” ou “débil”, enquanto seis acham que a contração começou a se moderar ou veem sinais de estabilização.

Só um diz que em sua zona a economia se contraiu desde o último relatório.

A maioria reportou uma atividade lenta das vendas a varejo, enquanto a atividade manufatureira melhorou, mas a um “nível baixo”.

Os bancos destacaram que o mercado imobiliário e de construção tiveram um comportamento geralmente frágil, mas com “certos sinais de melhora” no setor residencial.

O setor imobiliário comercial também sentiu a crise econômica e em dois terços dos distritos houve desaceleração, enquanto no resto se mantém lento com um alto número de escritórios vagos.

O Fed disse que o mercado de trabalho se mantém “extremamente” vulnerável e afirmou que foram detectados muitos métodos para reduzir os salários, além de congelar ou cortá-los.

O gasto dos consumidores se mantém abaixo dos níveis de há um ano na maioria dos distritos, que viram como as vendas se mantêm baixas, e os consumidores optaram por comprar produtos mais baratos.

No caso dos automóveis, a tendência varia em todo o país e apesar da de venda de carros novos ter caído, o mercado de veículos usados se mantém forte.

As indústrias de serviços não financeiros também sentiram o impacto da crise, e os relacionados com apoio às empresas, arquitetura e de tipo legal se mantêm baixos.

O setor sanitário se fortaleceu, graças a uma demanda de serviços e atendimento médico.

A crise também foi notada no turismo e nas viagens, que se mantiveram abaixo dos números de um ano antes, com exceção da ponte de 4 de julho.

O setor manufatureiro se manteve em baixa, mas algo melhor que no relatório anterior, afirmou o Fed, que destacou uma “modesta melhora” na produção de bens não duráveis, a qual atribuiu a um aumento das reposições de material.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado