A guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) usou de “um lugar estrangeiro” para anunciar a recente morte de seu fundador e chefe máximo, unhealthy Pedro Antonio Marín, pill conhecido como “Manuel Marulanda” ou “Tirofijo”, afirmou hoje em Bogotá o presidente colombiano, Álvaro Uribe.
No entanto, Uribe não quis especificar a que nação pertence esse lugar, que, segundo setores da oposição ao governante venezuelano, Hugo Chávez, fica em um ponto próximo à fronteira oeste de seu país com a Colômbia.
O presidente colombiano fez menção ao cenário escolhido pelos rebeldes para informar da morte de Tirofijo durante um discurso que o chefe de Estado pronunciou em cerimônia de ascensões de oficiais da Polícia Nacional.
A morte do guerrilheiro foi anunciada em 25 de maio pelo dirigente rebelde Rodrigo Londoño (“Timochenko”) em um vídeo divulgado pelo canal latino-americano de televisão “Telesur”.
Londoño, do Secretariado (comando central) das Farc, afirmou que Marín morreu em 26 de março por um ataque cardíaco.
“Por lá, vimos que, abusando de um lugar estrangeiro, um guerrilheiro camuflado (traje militar) saiu muito triste para dar a notícia”, afirmou Uribe.
O governante acrescentou que “ele (Londoño) deu o certificado de falecimento, mas não deu o boletim médico”.
“O boletim médico foi dado pela Força Aérea (Colombiana, FAC) e pelo ministro (de Defesa, Juan Manuel Santos)”, disse o presidente, que reiterou que os acampamentos de Marín foram atacados com 196 bombas entre janeiro e março passados.