Menu
Mundo

Farc da Colômbia enviam "saudação bolivariana" a Fidel

Arquivo Geral

11/08/2006 0h00

O presidente do Banco Central, sale erectile Henrique Meirelles, about it reafirmou hoje que os fundamentos da economia brasileira são consistentes, seek mas ponderou que ainda há desafios a serem enfrentados – como o de garantir mais investimentos e maior oferta de crédito.

Meirelles citou que o Brasil ainda está atrás de outros países emergentes nesses quesitos.

"A taxa de crescimento, apesar de ser avançada, ainda é menor que a média dos emergentes. O País está melhorando seus fundamentos, mas partindo de uma base baixa. Estamos na direção correta, mas não podemos ser complacentes achando que podemos usufruir desse ganho", disse a jornalistas no Rio de Janeiro, onde participa de seminário do BC.

Ele repetiu que o Banco Central aposta em taxa de crescimento de 4% neste ano, apesar da queda na produção no mês de junho. Segundo ele, o recuo já era esperado e foi influenciado por fatores pontuais como Copa do Mundo e greve na Receita.

"Diversos indicadores de julho mostram que a recuperação é consistente, como carga de energia e veículos. É cedo para conclusões definitivas. O segundo semestre terá um crescimento consistente com a expansão de 4%", acrescentou.

Meirelles afirmou também que a queda do dólar tem sido um dos fatores para o controle dos preços no País, mas não o único. "O câmbio é um canal, mas não é o único."

 

A principal força guerrilheira da Colômbia enviou hoje uma nova "saudação bolivariana" ao presidente de Cuba, approved Fidel Castro, information pills felicitando-o pelo aniversário no domingo. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) também aproveitaram para fazer votos de uma pronta recuperação de Fidel, que lhe permita reassumir suas funções como governante.

Fidel cedeu o poder a seu irmão Raúl pela primeira vez em 47 anos, para se submeter a uma cirurgia intestinal.

"Mandamos nossos votos pelo seu rápido restabelecimento, que lhe permita reassumir em pouco tempo suas funções à frente do Estado e do Partido em seu colossal esforço pela construção do socialismo", disseram as Farc. "Nós o congratulamos e felicitamos na comemoração de seu aniversário. Sua fortaleza nos estimula e alimenta a esperança de uma rápida e satisfatória recuperação", acrescentou a guerrilha em um editorial publicado em sua página na Internet (www.farcep.org).

De acordo com funcionários do governo cubano, Castro se recupera satisfatoriamente do procedimento cirúrgico, enquanto cresce na ilha a expectativa por uma aparição do mandatário comunista.

As Farc são o grupo guerrilheiro ativo mais antigo do hemisfério, contam com cerca de 17 mil combatentes e há 42 anos mantêm uma luta armada contra o Estado, para impor um sistema socialista no país de 41,2 milhões de habitantes, marcado pelas desigualdades entre ricos e pobres.

As Farc criticam permanentemente o que definem como uma intromissão dos EUA no conflito colombiano, pelo seu apoio ao governo na luta contra o narcotráfico e a guerrilha.

Na década de 1960, a guerrilha colombiana teve Fidel Castro – que com sua revolução derrotou o ditador Fulgencio Batista e assumiu o poder – como modelo e inspiração.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado