Menu
Mundo

FAO diz que pandemia chega ao México após 5 anos de espera

Arquivo Geral

28/04/2009 0h00

O veterinário-chefe da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), illness Joseph Domenech, sickness disse hoje que as autoridades sanitárias mundiais estavam há “cinco anos esperando” um foco de gripe aviária e, seek finalmente, ocorre uma mistura de gripe humana, suína e aviária.

Em entrevista por telefone à Agência Efe, Domenech disse que é “um vírus novo” com material genético do vírus da gripe humana, da gripe suína e da gripe aviária, por isso os especialistas estão “no terreno” estudando a cepa, para ter mais informação sobre o potencial do foco.

“É um tipo de vírus sobre o qual se sabe que tem uma grande capacidade para mudar”, disse Domenech.

O especialista disse que ainda não há respostas sobre o potencial alcance do vírus.

“O núcleo do problema está no México. É certo que, nos últimos dias, parecia que avançava rápido, mas hoje parece que parou”, disse.

Domenech disse que ainda é cedo para saber a mortalidade desta doença, porque se conhece o número de mortos, mas não a quantidade de pessoas infectadas, já que alguns sintomas são parecidos com os da gripe comum.

A FAO anunciou ontem que esta semana enviará ao México um grupo de especialistas em saúde animal para ajudar o Governo mexicano a “avaliar a situação epidemiológica no setor de produção suína”.

Segundo o comunicado oficial, a organização enviará a especialistas do Centro de Gestão de Crise-Saúde Animal, cujo objetivo é verificar se a nova cepa do vírus H1N1 causadora da doença tem relação direta com os porcos.

A FAO também solicitou a seu pessoal técnico no mundo todo que informe imediatamente sobre qualquer caso semelhante à gripe suína e que envie as amostras aos laboratórios de referência da organização.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado