Menu
Mundo

FAO afirma que compra de terras na África ameaça pobres

Arquivo Geral

25/05/2009 0h00

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) alertou hoje contra a ameaça que representa a compra de terras em países africanos por parte de Governos e empresas privadas.


Segundo o organismo, this o fenômeno está aumentando na “África e em outros continentes”, prescription com o que cresce o risco de que “os pobres se vejam sem acesso ou posse de terra, água e outros recursos”.


A organização das Nações Unidas faz referência a um relatório elaborado pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (IIED) para respaldar sua mensagem.


A FAO adverte de que as compras de terras em países pobres podem abrir muitas oportunidades, como a criação de saídas comerciais, a geração de emprego ou o investimento em infraestruturas.


No entanto, destaca que também podem ser “prejudiciais” caso se exclua a população local da tomada de decisões sobre a concessão de terras.


A organização explica que a motivação para o investimento em terras em países pobres é “a preocupação com a segurança alimentar”, mas também as oportunidades de negócio como a produção de artigos agrícolas básicos para a indústria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado