Menu
Mundo

Famílias de vítimas do voo Rio-Paris acham que troca de sensores vem tarde

Arquivo Geral

03/08/2009 0h00

O presidente da associação de familiares de vítimas francesas do voo AF447, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris e se acidentou em 1º de junho, levando à morte os 228 ocupantes, lamentou hoje que a decisão da Air France de trocar os sensores de velocidade em seus aviões Airbus A330 e A340 “chega tarde demais”.

Christophe Guillot-Noël disse, em entrevista ao site de informação especializada em segurança aérea Securvol, publicada hoje, que foi preciso um acidente como o do voo AF447 para que fosse aplicado “o princípio de precaução”, apesar de que “o problema dos sensores era conhecido há anos”.

Neste sentido, e após os constantes pedidos dos sindicatos de pilotos, na sexta-feira passada a companhia aérea Air France anunciou que trocará os sensores de velocidade da Thales pelas da marca Goodrich, recomendadas pela Airbus e pela Agência Europeia de Segurança Aérea (Easa).

“Se sabe agora que os sensores Thales estão na origem do acidente, como o BEA pode explicar isso? Além disso, a Thales e a Airbus custam a afirmar que não tiveram nenhuma responsabilidade quanto aos sensores. Do mesmo modo, a Air France terá que explicar o fato de não seguir a recomendação de trocá-los”, acrescentou.

O presidente da associação, que desconfia do Escritório de Investigações e Análises (BEA) francês, “pois os interesses econômicos são muito grandes”, afirmou que terão relatórios de seu próprio especialista independente.

“Vamos organizar em breve uma entrevista coletiva com nossos especialistas para informar à opinião pública, longe dos discursos políticos ou complacentes, pois às vezes se esquece que houve 228 vítimas”, acrescentou.

Quanto à relação com a Air France, Guillot-Noël disse que o diretor-geral da companhia, Pierre-Henri Gourgeon, só lhes enviou uma resposta “insuficiente”, remetendo aos relatórios do BEA como resposta às questões que lhe dirigiram.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado