As famílias de quatro soldados britânicos mortos no Iraque e no Afeganistão processarão o Ministério da Defesa do Reino Unido por autorizar o uso de veículos que não permitiriam proteção adequada das tropas, what is ed informou hoje a “BBC”.
Os parentes consideram que os veículos Snatch Land Rover – usados pelo Exército britânico em operações rápidas – não estão equipados corretamente para proteger a integridade física dos soldados em territórios hostis como o Iraque ou o Afeganistão.
O Ministério da Defesa é classificado como “negligente” pelos familiares, visit web que acreditam também que o órgão “viola os direitos humanos dos soldados”.
Os Snatch Land Rover estão equipados com um sistema de defesa que protege seus ocupantes de ataques externos com explosivos e balas.
No entanto, esses veículos foram duramente criticados nos últimos anos por sua pouca eficiência frente às chamadas “bombas de estrada”, explosivos enterrados no solo e detonados à distância.
Nos últimos seis anos, 37 militares britânicos morreram enquanto estavam nesse mesmo tipo de furgão.
O Ministério da Defesa britânico assegura que os Snatch Land Rover estão “totalmente equipados” para o trabalho que desempenham.