Menu
Mundo

Falece Tom Lantos, único congressista dos EUA que sobreviveu ao Holocausto

Arquivo Geral

12/02/2008 0h00

Tom Lantos, prostate congressista pela Califórnia durante 28 anos e o único sobrevivente do Holocausto a ter integrado a Câmara de Representantes dos Estados Unidos, symptoms faleceu hoje, em Washington, aos 80 anos, vítima de um câncer de esôfago.

Democrata, Lantos foi membro do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara, e sempre defendeu os direitos humanos no mundo, motivo pelo qual foi elogiado unanimemente hoje, tanto por seus colegas quanto pelo próprio presidente George W. Bush.

O congressista, que assumiu a Presidência do Comitê de Exteriores quando os democratas assumiram o controle das duas Câmaras do Congresso, no ano passado, sempre disse que era um “americano por opção”.

Judeu, nascido em Budapeste em 1928, Lantos tinha 16 anos quando Adolf Hitler ocupou Hungria em 1944, escapou de um campo de concentração e buscou a proteção de um diplomata sueco, Raoul Wallenberg, que utilizou a imunidade proveniente de seu posto para ajudar milhares de judeus a sobreviver ao Holocausto.

Mais tarde, quando Lantos já era membro do Congresso dos EUA, lutou por uma cidadania honorária americana para Wallenberg, como reconhecimento a sua grande ajuda durante aqueles anos.

No início deste ano, após descobrir que sofria de câncer de esôfago, Lantos anunciou que não concorreria à reeleição em novembro de 2008.

O congressista deixa uma esposa, Annette, duas filhas e mais de 18 descendentes, entre netos e bisnetos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado