As facções palestinas retomarão na semana que vem o diálogo de reconciliação após a falta de acordo e consequente suspensão hoje das conversas ocorridas no Egito desde o último dia 10, viagra dosage informou um porta-voz do movimento islâmico Hamas, Fawzi Barhum.
“Todas as delegações deixarão a cidade do Cairo nos próximos dias para discutir o resultado do diálogo com seus principais líderes e retornarão na próxima semana”, disse Barhum em comunicado.
Ontem à noite, Barhum anunciou a decisão adotada pelo comitê da direção negociadora de formar um Governo de coalizão. Entretanto, faltou definir seu programa, chefia e repartição de ministérios.
Durante a reunião de hoje não houve entendimento sobre estes pontos, motivo pelo qual as facções palestinas optaram por suspender o diálogo, mas com o compromisso de continuar conversando.
“O ambiente do diálogo foi positivo e sério. Temas fundamentais e substanciais foram discutidos, e alguns outros necessitam de mais conversas”, relatou Barhum.
O trabalho dos representantes palestinos começou com a formação de cinco comissões no último dia 10, o que foi definido pelos líderes em reunião ocorrida no Cairo duas semanas antes.
Embora alguns dos temas definidos nestas comissões tenham sido resolvidos – como a convocação de eleições presidenciais e legislativas para 25 de janeiro de 2010 – outros assuntos-chave, como as características do Governo de coalizão, ficaram sem aprovação.
As cinco comissões dividiram entre si os seguintes temas: criação de um Governo de coalizão, convocação de novas eleições, reconciliação nacional, reestruturação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e também das forças de segurança.
As duas principais facções palestinas, Hamas e Fatah, estão em lados opostos desde que a primeira expulsou de Gaza os homens leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e líder do grupo rival, Mahmoud Abbas, em junho de 2007.