Menu
Mundo

Explosões e atentado matam 7 no Paquistão

Arquivo Geral

28/05/2009 0h00

Cinco pessoas morreram hoje e 70 ficaram feridas em uma dupla explosão em um mercado da cidade paquistanesa de Peshawar, visit this em cujos arredores um ataque suicida deixou dois mortos cerca de duas horas depois, online disseram à Agência Efe fontes policiais.

As explosões ocorreram nas áreas de Kabari e Quissa Khwani, drug duas movimentadas áreas comerciais separadas por uma estreita avenida e situadas na parte antiga da capital da Província da Fronteira Noroeste.

O ministro da Informação provincial, Mian Iftikhar, situou o número de mortos em quatro e o de feridos em 70, em declarações à imprensa.

Os artefatos, que estavam em motocicletas, tinham uma carga explosiva de cerca de 5 quilos cada, segundo uma fonte policial citada pela rede privada “Dawn”.

Um cidadão que estava perto do local disse à Efe que, entre uma detonação e outra, passaram-se cerca de dez minutos.

As explosões destruíram um grande número de lojas e veículos.

Os feridos foram levados a um hospital da cidade, enquanto a Polícia isolou a área.

Membros das forças de segurança estão revistando edifícios da zona e detiveram dois suspeitos, segundo a imprensa paquistanesa.

Duas horas depois, pelo menos duas pessoas morreram em um atentado suicida contra um posto de controle policial, desta vez nos arredores de Peshawar.

Um suicida lançou o veículo carregado de explosivos onde estava contra um posto das forças de segurança na zona de Sarakhara, a poucos quilômetros de Peshawar.

O atentado matou pelo menos dois agentes e cinco pessoas ficaram feridas, segundo uma fonte policial citada pela “Dawn”.

O primeiro-ministro paquistanês, Yousif Raza Gillani, quanto o presidente do país, Asif Ali Zardari, condenaram os ataques e reafirmaram seu compromisso na luta contra o terrorismo, em comunicado oficial conjunto, enquanto as autoridades da Província da Fronteira Noroeste ordenaram a abertura de uma investigação.

O atentado ocorre um dia depois de um comando terrorista cometer um ataque suicida contra instalações policiais e dos serviços secretos em Lahore, que matou pelo menos 25 pessoas e deixou centenas de feridos.

O Exército paquistanês realiza atualmente uma operação contra a insurgência talibã no norte do país, na qual morreram cerca de 1,2 mil fundamentalistas desde o final de abril, segundo cálculos militares.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado