Menu
Mundo

Explosão em mina na China deixa ao menos 90 mortos

Acidente em mina de carvão na província de Shanxi ocorreu com 247 trabalhadores no subsolo e segue sob investigação.

Redação Jornal de Brasília

25/05/2026 8h49

bandeira china

Foto: AFP

Pelo menos 90 pessoas morreram em uma explosão de gás em uma mina de carvão na província de Shanxi, no norte da China, informou a mídia estatal. O acidente, ocorrido no fim da sexta-feira (22), é apontado como o mais mortal do setor no país desde pelo menos 2009.

A explosão aconteceu na mina de carvão Liushenyu, no condado de Qinyuan, quando 247 trabalhadores estavam em serviço no subsolo, segundo a Xinhua. A operação é conduzida pela Shanxi Tongzhou Group Liushenyu Coal Industry, criada em 2010 e controlada pelo Shanxi Tongzhou Coal Coking Group, de acordo com o banco de dados corporativo Qichacha.

As operações de resgate continuavam em andamento, enquanto a causa do acidente era investigada pela autoridade local de gerenciamento de emergências em Qinyuan. As autoridades da província de Shanxi enviaram ao local sete equipes médicas e de resgate, totalizando 755 pessoas.

O presidente Xi Jinping pediu que as autoridades “não poupem esforços” no tratamento dos feridos e nas buscas, além de determinar uma investigação minuciosa e responsabilização rigorosa de acordo com a lei, segundo a Xinhua. O primeiro-ministro Li Qiang também pediu divulgação oportuna e precisa das informações, além de responsabilização rigorosa.

Executivos da empresa responsável pela mina foram detidos, informou a agência estatal. Shanxi é o coração da mineração de carvão da China, setor que reduziu significativamente as mortes desde o início dos anos 2000 com regras mais rígidas e práticas de segurança aprimoradas. Em 2009, uma explosão de carvão e gás na província de Heilongjiang matou 108 pessoas e feriu 133.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado