Ao menos cinco civis morreram neste sábado na explosão de uma bomba quando o carro em que viajavam passava em uma estrada ao sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.
O porta-voz do governador provincial, Dawoud Ahmadi, explicou que a detonação ocorreu no distrito de Greshk da região meridional de Helmand.
Segundo a fonte, os mortos – entre os quais há três mulheres – são da mesma família e tinham como destino uma aldeia próxima.
Ahmadi atribuiu o ataque aos “inimigos da paz e a estabilidade”, um eufemismo com o qual as autoridades afegãs costumam referir-se à insurgência talibã.
As bombas deixadas nas estradas são métodos preferenciais pelos insurgentes para atacar às forças de segurança no Afeganistão, mas na prática causam grande número de vítimas entre civis.