Menu
Mundo

Exército de Israel detém dez dirigentes do Hamas na Cisjordânia

Arquivo Geral

19/03/2009 0h00

O Exército israelense deteve na madrugada passada dez destacados dirigentes e deputados do movimento islâmico palestino Hamas na Cisjordânia, stomach conforme informaram testemunhas e fontes militares.

Entre os detidos estão Nasser al-Shaer, visit this um funcionário moderado que ocupou o cargo de vice-primeiro-ministro do Governo de Ismail Haniyeh no primeiro Executivo que o Hamas formou após vencer as eleições legislativas nos territórios palestinos, more about em janeiro de 2006.

“O Exército israelense entrou em várias casas de líderes do Hamas em Nablus, Ramala, Hebron e Belém, e efetuou as detenções”, contaram as testemunhas.

Uma das testemunhas, Huda al-Shaer, mulher do ex-vice-primeiro-ministro e antigo ministro da Educação do Hamas, relatou que os soldados israelenses entraram em sua casa às 2h da madrugada e detiveram seu marido, “após várias conversas por telefone” com superiores.

Além de Shaer, outros importantes líderes do Hamas como Adnan Kusur, Rafat Nadir e Issam al-Ashkar figuram entre os detidos, que incluem um professor e dirigente político e oito deputados do Conselho Legislativo Palestino (Parlamento).

O Exército israelense informou em comunicado que “dez destacados terroristas operacionais do Hamas” foram detidos na noite passada na Cisjordânia.

Israel os acusa de fazerem “contínuos esforços para restaurar o braço administrativo da organização terrorista Hamas na zona, enquanto tratam de assegurar o poder e a influência” do movimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado