Menu
Mundo

Exército afegão mata últimos insurgentes entrincheirados

Arquivo Geral

09/05/2011 8h02

 

As forças de segurança afegãs mataram neste domingo à noite os três últimos insurgentes que continuavam entrincheirados em um hotel de Kandahar após o ataque múltiplo nesta cidade do sul de vários comandos talibãs, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

 

“A operação terminou na noite deste domingo, com as mortes pelas forças de segurança dos três insurgentes que resistiam no interior do prédio”, disse à Efe Zalmai Ayubi, porta-voz do Governo provincial de Kandahar, no sul do Afeganistão.

 

Segundo o porta-voz, a situação nesta cidade voltou à normalidade, após o ataque múltiplo do sábado, que tirou as vidas de pelo menos 26 pessoas, apenas uma semana depois que os insurgentes anunciaram sua ofensiva bélica de primavera.

Alguns dos insurgentes

 tinham se apostado no hotel para atacar dali o escritório do governador de Kandahar, segundo reconheceu este domingo o porta-voz do Ministério de Interior afegão, Zemarai Bashari.

 

No total, 30 insurgentes, entre eles oito suicidas, atacaram várias delegacias, um escritório dos serviços de inteligência afegãos, duas escolas, escritórios administrativos e a sede do máximo representante político local.

 

Até ontem, tinham morrido 24 dos insurgentes e dois policiais, enquanto 29 pessoas ficaram feridas, e quatro supostos membros dos comandos foram detidos.

 

Kandahar, uma província na qual a Otan lançou uma grande operação militar em 2010, é considerada o centro espiritual do movimento talibã afegão e é palco habitual de incidentes de violência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado